terça-feira, 12 de junho de 2012

Mulheres

A equipe da TVLocal que participou da realização dos vídeos abaixo voltou para casa impressionada. Primeiro, com a dimensão do sertão baiano. É muito sol, muito céu, muito calor, muita secura, muito trabalho. O cenário que o resto do país conhece da TV ou do cinema - chão de terra rachada, árvores secas retorcidas, céu sem nuvens, clima de deserto - nesta parte do Nordeste é o ambiente em que se vive. O dia-a-dia.

O cenário

O dia-a-dia

A ida

A volta

 Mas nem por isso as pessoas esmorecem - como se diz por aqui. Se é pra carregar água, carregam. Se é pra fazer panela de barro, fazem. Se é pra cultivar horta, cultivam. Se é pra se associar, enfrentar preconceitos, trabalhar em parceria e sonhar, associam-se, enfrentam, trabalham e sonham. E esse foi o segundo aspecto que impressionou a equipe da TVLocal. A força que as sertanejas tem para enfrentar as dificuldades que a vida lhes apresenta. E não são poucas.

O trabalho

O calor

 As mulheres retratadas nos vídeos abaixo não tem pena de si mesmas, não vivem de reclamar como seria bem compreensível. Quebrando a tradição que sempre existiu no Nordeste brasileiro, elas tomam as rédeas da própria vida e, independente de seus maridos (pais ou irmãos), se tornam agentes de mudança.

Uma das mulheres

 Com todo o respeito que inspiraram na equipe, a TVlocal apresenta:
 
Mulheres do Barro

Mulheres dos Quintais Produtivos

Mulheres no Associativismo

Twitter Facebook

 
layout adaptado de Blogger